COMO FUNCIONA A LEITURA EM PROPRIEDADES RURAIS?
A CERNHE por força de determinação legal, faz leitura a cada três meses e naqueles meses em que não faz a leitura, fatura pela média do consumo dos 3 últimos meses. Desta forma, se o consumidor optar por não pagar pela média de consumo, deve tirar a leitura e passar a CERNHE por um destes canais:
- 0800 774 1401 (Call Center); ou
- (17) 3542 1208; ou
- Por e-mail através do faturamento@cernhe.com.br; ou
- Entregar o cartão de leitura que deve ser depositado no ponto de coleta mais próximo de sua unidade consumidora, ou em frente ao escritório central na caixa de coleta.
O QUE PODE ACONTECER SE O FATURAMENTO OCORRER PELA MÉDIA DE CONSUMO?
No último mês (terceiro), quando a CERNHE realiza a leitura, considera o consumo desde a última leitura realizada e desconta a média faturada nos outros dois meses. A diferença é cobrada no último mês, o que pode dar diferença de valor. Neste caso, o consumidor pode pensar que trata-se de aumento da energia, quando na verdade é ajuste de leitura.
ORIENTAÇÃO: Evite distorções em sua conta, pagando pelo real consumo tirando a leitura mensalmente. Atenção – A leitura é visual, não mexa no relógio.
ESTOU INSATISFEITO COM O CONSUMO, O QUE DEVO FAZER?
Se achar que seu consumo está fora no normal e não for o caso de estar pagando pela média, poderá protocolar sua insatisfação e a CERNHE enviará profissionais para vistoria de sua unidade consumidora.
POSSO RECLAMAR VIA INTERNET?
O acesso é livre e cada um usa como quiser, arcando com as responsabilidades. Seu consumo é particular e não deve ser partilhado, assim, faça sua reclamação na CERNHE obtendo o protocolo para garantia do atendimento, pois a ANEEL exigirá este protocolo se dele necessitar.
Reclame diretamente no departamento comercial (17) 3542 1208 ou por e-mail através do faturamento@cernhe.com.br;
CERNHE – Progresso e Lazer ao Campo!