Se estiver sem energia, veja o que deve fazer antes de ligar no Plantão/Cal Center:
- Vá até a caixa de medição (seu relógio de energia) e veja se seu disjuntor está desarmado.
- Se estiver desarmado, com todo cuidado e sem tocar em mais nada, sempre calçado, acione (rearme) a alavanca caída para a posição ligado. Não force a alavanca, faça o movimento natural.
- Ligou o disjuntor e sua energia não voltou, então o problema deve ser da CERNHE, porém, antes de ligar no plantão, se você puder é claro, observe no poste do transformador, se tem chave fusível caída, a tal “banana”. Não toque em nada, é só visual. Se estiver caída, o problema com certeza é da CERNHE.
Sendo o problema da CERNHE, veja como agir para tornar seu atendimento mais rápido:
- Tenha em mãos o número da Unidade Consumidora e telefone para contato.
- Caneta para anotar o protocolo.
- Solicite o serviço do Plantão/Call Center através do 0800 774 1401, responda apenas as perguntas do atendente, e caso já tenha feito o procedimento citado acima, diga que já verificou o disjuntor e/ou os fusíveis/bananas do transformador.
Motivo desta orientação:
- Na busca de melhoria, notamos que a pessoa liga e não sabe informar o nome do imóvel; nem o nome do proprietário; não sabe o número da UC - Unidade Consumidora; não sabe informar o número do telefone para contato; não observou se o disjuntor está desarmado na caixa de medição e por fim conta muita história desnecessária.
- O sistema CERNHE é muito extenso e muitas vezes o plantão se desloca, porém, ao chegar na Unidade Consumidora nota que era apenas o disjuntor caído/desarmado. Isto provoca atendimentos desnecessários, bem como aumentam os custos da Distribuidora, que refletem em sua fatura.
CUIDADOS E ORIENTAÇÕES
Aproveitando a oportunidade, veja algumas orientações gerais:
- Se sua caixa de medição estiver comprometida (tipo: sem tampa, disjuntor mal instalado e solto, com fiação aparente e fora do padrão), não mexa na caixa, nem para rearmar os disjuntores. Chame seu eletricista particular e acione a CERNHE.
- Nunca mexa no sistema elétrico molhado e descalço; na caixa de medição, não toque em qualquer outro lugar que não seja na alavanca própria do disjuntor. Na dúvida, chame seu eletricista particular.
- Nunca amarre o disjuntor com arame ou qualquer outra estrutura de modo a forçá-lo a ficar ligado, pois isto colocará em risco todo seu imóvel. Quando o disjuntor desarma, é para a sua segurança.
- Peça para seu eletricista particular adequar seu disjuntor a sua carga de consumo.
- Se sua unidade consumidora tem problemas isolados, peça para seu eletricista fazer o balanceamento de fases em suas instalações. Muitas vezes constatamos ligações sem qualquer critério, gerando problemas.
- Podem as árvores que tocam em sua rede interna. Use cabos multiplexados ou com espaçadores para evitar que os fios se toquem.
- Ao ligar no Plantão/Call Center e sua ligação cair na gravação automática, fique atento se a informação trata de sua região. Se for, não precisa registrar seu pedido, pois a Equipe CERNHE já estará em campo trabalhando na solução do problema.
- Sofrendo algum dano elétrico em seus equipamentos, não mande consertar sem antes abrir protocolo na CERNHE de preferência presencial.
SOBRE A CERNHE
Devido aos grandes investimentos, o sistema CERNHE se transformou e já não cai mais com facilidade, no entanto, ainda sofre com quedas causadas por perturbações por atividades em áreas agrícolas, quer seja por colheita, cultivo, plantações, lançamento de vinhaça/irrigação, e por isto precisamos de sua compreensão.
Saiba que já iniciamos o processo de automação do sistema, ou seja, em breve nosso C.O.D da Distribuidora identificará o problema muito antes de você.
No Call Center/Plantão, notamos que mesmo com todas as melhorias, ainda ocorrem congestionamentos telefônicos, e após análises de gravações, notamos que existem muitas falas em vão, causando demora no atendimento, por isto fizemos este folheto de orientação.
A Distribuidora vai treinar/reciclar os atendentes para agirem com mais rapidez, eficiência e cordialidade, no entanto, necessitamos de sua ajuda e colaboração para antes de ligar fazer os procedimentos indicados. Esperamos com isto, melhorar nosso tempo de atendimento.
Telefone para atendimentos administrativos habituais em horário comercial: (17) 3542-1208.
Para falta de energia ou ocorrências emergências ligue sempre no Plantão/Call Center 24 horas através do 0800 774 1401.
CERNHE – Distribuidora de Energia levando Progresso e Lazer ao Campo!