Abrir
SAC 24H | Seg a Sex - 7h15 às 11h30
Mitos e Lendas
Conheça alguns mitos e lendas que sempre existiram, mas que não influenciam em nada na economia de energia.
Garrafas d’água sobre medidores

Colocar garrafas d’água sobre o medidor não diminui o valor da conta de energia elétrica. É até perigoso: se a água vazar, pode causar curto-circuito e causar prejuízo ou acidentes.

Instalação de 220 volts consome mais energia?
Instalação de 220 volts não consome mais e nem menos energia que as de 110 volts. Depende do tempo de utilização e da potência dos eletrodomésticos, que são os fatores que determinam o consumo de uma residência.
Utilizar muitos equipamentos de segurança acarreta em grande consumo de energia?
Esse tipo de equipamento tem impacto muito pequeno na conta de energia e são de extrema importância para a segurança de todos.
Secar roupas atrás da geladeira

Costume de muitas pessoas, principalmente naqueles dias chuvosos e úmidos, a ação de secar roupas atrás da geladeira, além de diminuir a vida útil do aparelho pelo desgaste, também aumenta consideravelmente o consumo de energia. Portanto, não importa se são peças pequenas, elimine logo este péssimo hábito e economize!

Utilização de Benjamin em tomadas

Embora bastante práticos, os benjamins devem ser evitados sempre que possível. Isso porque eles permitem a utilização de diversos aparelhos em uma só tomada, podendo causar curtos-circuitos pela sobrecarga de energia.

Ligar e desligar aparelhos diversas vezes é melhor do que mantê-los ligados?

Na maioria das vezes isso não é verdade. Considerando que hoje utilizamos aparelhos com maior frequência, é muito mais vantajoso deixá-los ligados em vez de ficar ligando e desligando-os muitas vezes ao dia. A explicação está no fato de muitos equipamentos terem um pico de consumo alto no momento de ligá-lo. Por isso, compensa mantê-los ligados quando o retorno de uso for a um tempo igual ou menor do que 15 minutos.

Falar ao telefone enquanto o aparelho carrega é seguro?

Falar em celulares conectados pode ser muito perigoso! Neste tipo de atividade, a bateria do aparelho pode esquentar muito e provocar falhas no funcionamento. Em casos mais sérios, podem explodir durante o uso.

Deixar o carregador sozinho na tomada consome energia.

Atualmente, os carregadores estão mais modernos e gastam menos energia do que os antigos quando mantidos na tomada. No entanto, sempre há um pequeno consumo, mesmo quando eles não estiverem conectados. Sendo assim, sempre que puder, retire qualquer dispositivo da tomada e economize!